SOBRE o SUZUKI GYPSY – um pouco de história

Um dos argumentos mais convincentes do jipe robusto, todo-o-terreno, da Suzuki, o Gypsy, é de que foi escolhido como o veículo de eleição pelas agências de segurança governamentais, do exército e polícia de Estado da Índia, tendo sido efectuada a sua encomenda a granel, que ultrapassou as vendas e popularidade da Mahindra, uma marca indiana. Uma das principais razões da popularidade do Suzuki Gypsy é a sua fácil manutenção.

Fabricado na Índia pela Maruti Suzuki, este jipe a gasolina com tracção às 4 rodas, foi introduzido no mercado indiano em Dezembro de 1985 e é um dos veículos mais antigos, cuja produção se mantém há mais de trinta anos e continua no topo das tabelas de vendas.

Em Março de 2000, a Maruti Suzuky introduziu no Gypsy um motor G13BB mpfi de 16 válvulas, aumentando a sua potência para 80 bhp (60kW; 81 PS). O MPFI Gypsy King recebeu também uma melhoria no sistema de travagem.

O Suzuki Gypsy 4×4 herdou a grande distância entre eixos do Suzuki Jimny. Destina-se a ser utilizado fora de estrada ou em pavimentos de estrada inacabados ou acidentados. Citando a Autocar Índia “não há nada que possa empurrar o Suzuki Gypsy para fora da estrada!”

Se adicionarmos a isto a simplicidade dos trabalhos de manutenção ou reparação do Suzuki Gypsy, começamos a perceber o porquê da sua popularidade.

O Suzuki Gypsy até já foi exportado para países como o Chile e Quénia e também pode ser encontrado na Europa, sobretudo em Malta e na Hungria. Em 2013, a Suzuki Nova Zelândia introduziu o Suzuki Gypsy King com a designação Suzuki Farm Worker 4×4 (Veículo com tracção às 4 rodas para agricultores).

Na Índia é muito utilizado pelas forças militares e policiais. De facto, o modelo MG413W do Suzuki Gypsy é agora o veículo mais utilizado pelo exército indiano.

No uso civil, o Suzuki Gypsy é igualmente uma escolha popular e fácil de encontrar em ralis e eventos desportivos de competição.

Tendo comprovado ser seguro e resistente, o Suzuki Gypsy irá satisfazer o seu desejo de conduzir fora de estrada, sendo também, por outro lado, suficientemente versátil para aguentar condução em auto-estrada.

Ligue-nos já para marcar um test drive no Suzuki Gypsy ou visite-nos em … Endereço e contactos da Agridelta